Em termologia trabalhamos com 3 escalas termométricas principais: a escala Celsius, a escala Fahrenheit e a escala Kelvin. Há outras escalas termométricas que já desapareceram no decorrer da historia ou que são tão poucas usadas que nem aparecerm nos livros didáticos.
Contudo não importa com qual escala você deseja ou precisa trabalhar, todas elas podem ser convertidas por uma simples regra de 3, a técnica de cálculo mais simples que há na matemática, livrando você das tediosas fórmulas que alguns professores insistem em que sejam decoradas. É claro que decorá-las fará com que você ganhe tempo, mas com tantas fórmulas a serem lembradas para um vestibular ou concurso, uma ou outra pode ser esquecida. Por isso, uma regra de três sempre é bem vinda e isso você nunca esquece.
Exercício de conversão: Celcius para Fahrenheit
Vamos supor que devemos converter 20 °C para graus Fahrenheit. Basta pegar o seu smartphone e a resposta estará pronta em algum conversor de dados, mas você não poderá fazer isso em uma prova ou vestibular. Vamos então para a regra de três.
Equiparando os pontos de fusão e de vaporização, faremos o seguinte, conforme mostra o desenho acima:
(100 - 0) / (20 - 0) = (212 - 32) / (x - 32)
Perceba que respeitamos a ordem de subtração conforme as cores das linhas em cada termômetro, ou seja, a subtração das linhas azuis ficaram no numerador e as das linhas laranjas ficaram no denominador.
Agora, basta resolver a regra de três e obteremos:
x = 68 °F
Esse processo pode ser usado para converter qualquer escala termométrica.