Licenciatura em Ciências Biológicas pela USP, fui bolsista PIBID e atuei na escola Canuto do Val, ministrei aulas durante 3 anos nos cursinhos populares do Núcleo de consciência negra e da FFLCH, dei aulas particulares na escola Mestres Pedagógicos, atuei como monitora em diversas disciplinas da graduação, como Estratégias e recursos para o ensino de botânica, na qual acompanhei a pesquisadora Su...
Licenciatura em Ciências Biológicas pela USP, fui bolsista PIBID e atuei na escola Canuto do Val, ministrei aulas durante 3 anos nos cursinhos populares do Núcleo de consciência negra e da FFLCH, dei aulas particulares na escola Mestres Pedagógicos, atuei como monitora em diversas disciplinas da graduação, como Estratégias e recursos para o ensino de botânica, na qual acompanhei a pesquisadora Suzana Ursi. Há 2 anos treino as habilidades que aprendi nos plantões de dúvidas e aulas que substitui atuando como auxiliar de educação e como professora no Anglo da Vila São Francisco do 1o e 2o ano ano do ensino médio.
Como educadora, utilizo das estratégias didáticas horizontais baseadas no construtivismo de Vygotsky e Piaget, utilizando das áreas CTS para contextualização. Foquei meus estudos nas áreas da botânica e fisiologia, e busco trazer conceitos inovadores dessas áreas para melhor aproveitamento no ensino médio. Para isso, faço uso de metodologias ativas voltadas para a participação ativa do aluno, contribuindo para a sua construção do conhecimento de forma independente e autônoma. Além disso, gosto de usar jogos, vídeos, teatro do oprimido, artes plasticas, aulas práticas e debates para conseguir explorar de forma mais profunda os assuntos, principalmente aqueles que são mais abstratos, como bioquímica, botânica e fisiologia. Venho aplicando essas estratégias há 6 anos em turmas com perfis bem diferentes entre si, e vejo como o interesse melhora justamente por serem tecnicas que tornam os conceitos mais concretos.
Para atender o melhor possível dos meus alunos, eu costumo traçar um perfil de aprendizagem nna primeira aula para podermos juntos determinar as preferências de como abordar os assuntos, mas geralmente a parte expositiva utiliza ocupa a menor porção do tempo da aula justamente para poder utilizar dos conhecimentos do aluno através das metodologias ativas.
Veja mais
Ver menos