• O que é reforço escolar e para que serv...

O que é reforço escolar e para que serve?

As aulas de reforço escolar são a forma mais tradicional das aulas particulares. Elas sempre existiram, pois enquanto houver educação em sala de aula há crianças que não conseguem acompanhar os outros alunos e precisam de alguém que os apóie.

Há muitos professores que pensam que ser um professor de reforço escolar é fácil, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Embora haja muitos professores que começam aqui, a verdade é que você precisa de uma vocação especial.

Esta confusão vem de não saber exatamente o que é uma aula de reforço escolar:

  • O que é reforço escolar? É a ajuda dada a um estudante que precisa de algum tipo de complemento à educação formal. O objetivo é preencher as lacunas deixadas pela educação escolar.

A finalidade do apoio escolar é atender aos objetivos educacionais mínimos. Em princípio, não visa alcançar a excelência, embora em muitos casos o faça. É um reforço para os alunos que têm dificuldade de passar.

Vantagens do reforço escolar

Qualquer pessoa que precise de aulas particulares sabe que isso pode ajudá-los a atingir seus objetivos acadêmicos. Entretanto, muitas pessoas não estão cientes de todos os benefícios do reforço em crianças e adolescentes que um professor ou professora pode oferecer.

Há coisas que um professor particular pode fornecer que você só descobre quando já está com eles há muito tempo. Vantagens que, se você as conhece de antemão, ajudará a aproveitar ao máximo suas aulas de reforço:

  • Você pode ir no seu próprio ritmo: há muitos estudantes que precisam definir seu próprio ritmo para poder progredir. Quando vão no mesmo passo de uma turma inteira, pode ser impossível. Ter um professor particular permite que você desenhe seu próprio caminho.
  • Concentração: uma turma de 20 ou 30 alunos está cheia de distrações e o professor não pode estar ciente de tudo o que está acontecendo. Entretanto, uma aula particular garante uma hora ou duas de concentração em uma só coisa.
  • Mais do que apenas uma matéria: um professor particular pode ensinar muito mais do que apenas o conhecimento de uma matéria. É um guia que o faz cumprir suas metas e objetivos.
  • Flexibilidade: é difícil encontrar uma semana em que não se possa dar aulas particulares, pois elas não têm o horário rígido que as aulas regulares têm. Você só tem que concordar com o professor particular.
  • Solidez: um professor de reforço escolar sempre se assegura de que o que ele/ela explicou seja compreendido. Com várias perguntas que são feitas em menos de um minuto você pode ter certeza, algo que é muito mais complicado em uma sala de aula.
  • Motivação: Um bom professor de reforço tem que saber como tirar o melhor de você, ele não pode simplesmente lhe dar uma aula e sair. Muitos estudantes têm problemas com seus estudos devido à falta de autoconfiança.

Os professores de reforço são versáteis, eles devem ser capazes de se adaptar a qualquer situação. Não importa que tipo de problema de estudo você tenha, este tipo de classe deve ser capaz de resolvê-lo.

Tipos de aulas de reforço

Um professor de reforço precisa ser adaptável, embora alguns se especializem em um determinado assunto. Nem todas as aulas de reforço são iguais porque nem todos os alunos com dificuldades falham na mesma coisa.

Dependendo do tipo de revisão que for necessária, haverá um ou outro tipo de aula:

  • Uma única matéria: há estudantes que precisam de uma lição em algo em que não são bons, e aqui eles precisarão de um bom especialista. Alguém que não só sabe muito sobre um assunto, mas também sabe como transmiti-lo.
  • Vários assuntos: geralmente são assuntos do mesmo ramo, como ciência (matemática, física, química, etc.). Neste caso, pode-se contratar um professor que tenha dominado tudo. Mas se os assuntos são muito diferentes, é melhor contratar vários.
  • Revisão geral: há professores especializados em todas as disciplinas. Isto só é útil para crianças pequenas, onde a dificuldade das aulas não é muito alta e com alunos cujo problema não é a falta de conhecimento, mas sim coisas como falta de concentração ou organização.
  • Apoio ocasional: quando um estudante precisa de revisão para um exame ou uma tarefa, a melhor coisa a fazer aqui é sempre contratar alguém que tenha um bom domínio do assunto para resolver quaisquer dúvidas. Não estamos procurando a segurança a longo prazo que professores mais carismáticos podem nos dar.
  • Apoio a longo prazo: para um professor que vai estar com um aluno durante anos, é necessário ter uma conexão e confiança. As aulas particulares acontecem em um ambiente íntimo e se desenvolvem em torno de problemas e dificuldades, você precisa de alguém que esteja mais próximo de um amigo.
  • Com dificuldades especiais: são aulas particulares para jovens que têm dificuldades de aprendizagem, como TDAH ou dificuldades cognitivas.

As qualidades para escolher um bom professor particular são difíceis de detectar. Somente a experiência e a experimentação de diferentes professores lhe dirão quão certo ou errado você pode estar. Nunca desespere se você contratar um professor de reforço escolar e eles não derem bons resultados na primeira vez.

Mesmo assim, você pode ser guiado por certas coisas. Primeiro você precisará avaliar o problema que existe e avaliar que tipo de professor você precisa. Aqui você tem que encontrar um equilíbrio entre conhecimento e pedagogia.

Você tem que escolher se precisa de um professor com muito conhecimento ou de um professor que saiba transmitir esse conhecimento da melhor maneira possível. Uma entrevista prévia com o professor pode ajudar você a descobrir o que você precisa e o que cada profissional tem a oferecer.

Mas você nunca estará 100% seguro até começar a ter aula de reforço com eles. Acima de tudo, a paciência, o fracasso escolar é muito sério e a solução nem sempre é rápida, portanto, se você quer os melhores resultados, você sempre terá que olhar para o longo prazo.