Como ser professor particular de biologia?

Há muitos especialistas em um assunto que começam a dar aulas particulares por razões muito diferentes. Alguns por pura vocação e outros por necessidade, mas é um grande escape, que mais cedo ou mais tarde quase todos tomam, especialmente se se dedicam à ciência.

A biologia é uma bela e necessária carreira, mas tem um ambiente de trabalho muito difícil. Muitos empregos dependem de investimentos públicos em pesquisa, de universidades ou de empresas com financiamento precário.

Até encontrarem um emprego permanente, muitos biólogos enfrentam anos de instabilidade e, para muitos, a única coisa que têm segurança é o ensino particular. Embora os alunos venham e vão, um bom professor particular sempre se oferece para dar aulas.

Como definir o preço das aulas particulares online
A aulas onlinese tornaram uma alternativa muito eficaz à modalidade presencial. Ainda há muitas perguntas em torno de dar aula onl...

Há maneiras de você ter sempre alunos para dar aulas particulares de biologia e de se tornar um trabalho constante. É algo que requer alguma dedicação, embora com uma série de truques que veremos que será muito simples.

Um dos problemas enfrentados pelos biólogos que querem ser professor de biologia é aprender certos truques pedagógicos que os tornarão mais ágeis ao dar aulas. Você não só tem que saber sobre um assunto, como também tem que saber dar aulas particulares de ciência.

Dicas para o ensino

Há certas diretrizes a serem seguidas se você quiser saber como ensinar biologia com sucesso. Ensinar qualquer disciplina científica é difícil, mas se você encontrar a abordagem correta, pode ser divertido e interessante para seus alunos.

  • Educar em ciência: Não se concentre apenas em biologia - se seu aluno tem o bug da ciência, estudar biologia será muito mais fácil para ele.
  • Coloque nomes e sobrenomes: Se você estiver explicando um assunto, tente falar sobre a história da ciência e conte-lhes sobre grandes pesquisadores com os quais eles possam ter empatia.
  • Reunir material didático: Livros, figuras, vídeos, filmes... qualquer coisa que possa ajudar a complementar a classe ajuda.
  • Use exemplos reais: Você tem que tentar trazer o assunto com o qual você está lidando o mais próximo possível da realidade. Muitas vezes usamos exemplos que parecem reais, mas não são para o estudante, para isso temos que conhecê-lo bem.
  • Experiências: Idealmente, o que vemos nas aulas teóricas deveria ser visto na prática. Se estivermos aprendendo as partes de uma planta, será muito mais poderoso se tivermos uma planta real para vê-las. Tente obter material de laboratório barato para fazer experimentos.
  • Tente relacioná-la a outras coisas: a biologia não é uma ciência isolada. Entender como a vida se desenvolve pode nos inspirar a estudar, entender ou criar muitas outras coisas.

O segredo para ser professor de ciências é inspirar seu aluno e ser capaz de fazê-los se interessar pelo assunto. Então o problema será resolvido pela raiz e eles serão capazes de avançar mesmo sem sua ajuda.

Seja professor de biologia

Como posso conseguir alunos?

Esta é talvez uma das coisas em que os novos professores precisam de mais orientação. Algumas pessoas pensam que é suficiente colocar um anúncio na Internet e sentar-se e esperar, mas há mais do que isso.

  1. Selecione o nível: para encontrar alunos para ensinar você primeiro precisa saber em que nível você vai ensiná-los. Ensinar biologia no ensino obrigatório não é a mesma coisa que ensinar na universidade. Há muitos estudantes em todos os níveis, portanto, seja honesto e escolha aquele para o qual você está preparado.
  2. Anuncie-se: A melhor opção é anunciar em uma plataforma on-line. Faça com que seja o mais detalhado possível, leve seu tempo para criar o anúncio. Escreva-o de uma maneira que seja acessível e que gere confiança nos estudantes. É a peça fundamental para conseguir alunos.
  3. Esteja preparado: A coisa mais útil para garantir que não faltem alunos em suas aulas é mantê-los felizes, eles o recomendarão de um para o outro. Assim que você tiver seus primeiros alunos, esteja pronto para dar o melhor de si mesmo.

A paciência é o segredo para dar aulas particulares, às vezes, os resultados não são rápidos e você tem que esperar muito tempo. Muitas pessoas cometem o erro de recorrer a aulas particulares em desespero, esperando que os alunos cheguem de um dia para o outro.

Graças às plataformas online para professores particulares você pode ter algumas aulas rapidamente, mas conseguir uma rede de alunos que sempre querem dar aulas com você e que nunca falham é o resultado da perseverança.

Portanto, se você acha que em um futuro não muito distante você precisará dar aulas particulares, não hesite em começar a procurá-las agora. Você pode escrever um anúncio e subi-lo na Internet e ver como ele é bem recebido, para que quando você realmente precisar deles você já tenha alguns contatos ou você saiba o que funciona e o que não funciona em seu assunto.

Experimentos para crianças: como fazer de suas aulas de ciências um sucesso
A física e a química são ciências emocionantes, tentar entender como o universo se comporta desde sua vastidão até seu menor é i...

Dicas para professores de aulas de reforço

Professores particulares de biologia dão aulas para alunos que precisam de reforço. Estudantes que tiveram alguns contratempos acadêmicos e estão em uma situação difícil, portanto, há algumas coisas a serem levadas em conta que o ajudarão.

  • Observe a maneira de trabalhar: tente descobrir como seus alunos estudam. Se você conhece os processos, talvez seja capaz de identificar suas falhas e encontrar a solução. Você pode fazer isso em uma das primeiras aulas, dedicada apenas aos trabalhos de casa e aos estudos.
  • Tenha boa comunicação com os pais: isto é fundamental, pois eles são seu principal aliado em seu trabalho. Os pais reforçam seu trabalho ou o retardam, de certa forma sua opinião conta quase mais do que a do estudante, e se você os tiver do seu lado, o estudante fará muito mais progresso.
  • Ensine maneiras de estudar: Passe algum tempo procurando por eles, talvez você ainda tenha alguns de quando era estudante, mas é bom se refrescar, conhecer alguns que você não conhecia ou que saíram novos.
  • Não confunda proximidade com excesso de confiança: Os professores que chegam pela primeira vez para dar aulas se encontram em um ambiente muito propenso a ter conversas descontraídas, o aluno geralmente está cansado após o dia de aula. Normalmente a diferença de idade entre aluno e professor não é grande, mas é necessário manter uma distância enquanto se mantém empatia.
  • Escute: Pilar fundamental das aulas particulares. As aulas de mestrado são para a escola ou para o ensino médio, não é possível aplicá-las também no reforço. Se você não escuta seu aluno, é impossível descobrir qual é o problema deles e encontrar a solução.

Muitos biólogos ou especialistas no assunto nunca ousam ensinar os jovens porque pensam que não são bons nisso. Isto é uma pena porque pode haver estudantes que estão esperando por sua ajuda e nunca a recebem.

O mundo das aulas particulares é muito amplo e mesmo que você pense que não tem a paciência ou as habilidades necessárias que um professor deve ter, pense que há muitos tipos de alunos e encontrar o perfeito para você é apenas uma questão de tempo.