Após 9 anos dedicados a aulas particulares de inglês e tendo viajado para países como Canadá e EUA, onde pude vivenciar a conversação com falantes nativos, alcancei a fluência. Contudo, acredito que exista um caminho que pode levar a esse resultado em menos tempo, embora exija ainda mais esforço.Sempre busco enxergar o conteúdo pelo olhar do aluno no momento de explicar ou introduzir um assunto....
Após 9 anos dedicados a aulas particulares de inglês e tendo viajado para países como Canadá e EUA, onde pude vivenciar a conversação com falantes nativos, alcancei a fluência. Contudo, acredito que exista um caminho que pode levar a esse resultado em menos tempo, embora exija ainda mais esforço.Sempre busco enxergar o conteúdo pelo olhar do aluno no momento de explicar ou introduzir um assunto.
Gosto da busca por uma pronúncia correta e fluida, assim como do entendimento automático da língua, sem “tradução mental”.Acredito que fluência não se refira apenas a um banco de palavras decorado ou a regras dominadas, mas à fluidez que se tem com a língua: a capacidade de improvisar, se adaptar e se expressar com naturalidade. É claro que conhecimento e material são necessários para construir algo de valor. No entanto, informação por si só não transforma, ela até estultifica — é a prática ativa que consolida o aprendizado.
Por isso, acredito em um caminho personalizado para cada aluno, com foco na atuação ativa com a língua. E, para desenvolver todas as habilidades — principalmente fala e escrita — é necessário realizar múltiplos exercícios, ter correção em tempo real, praticar produção textual e compreensão auditiva e, principalmente, mergulhar no mundo do inglês: inundar os ouvidos e a mente com a língua no dia a dia.
Trabalho com um número de aulas semanais de acordo com o ritmo do aluno. Procuro personalizar o material conforme seus objetivos: um vendedor precisará de um vocabulário específico, assim como um médico, designer, engenheiro e até um futuro piloto de avião. Percebo que é possível construir um “pequeno prédio” sobre uma fundação fraca — mas aqui, faço questão de mostrar a importância de uma boa base, para que o desenvolvimento seja fluido e sólido.
Ainda assim, independentemente da sua necessidade ou objetivo, vamos conversar e marcar uma aula!
Veja mais
Ver menos