Há dois anos que atuo como docente de Redação no Cursinho Popular Paulo Freire - UFPA utilizando o método "interpretar para escrever", com foco no modelo ENEM, visto que os inscritos na prova não são cientes, em sua maioria, dos instrumentos necessários para uma redação padrão. Desse modo, reproduzem modelos de redação prontos, os quais não agregam valor de conhecimento ao aluno, visto que a repr...
Há dois anos que atuo como docente de Redação no Cursinho Popular Paulo Freire - UFPA utilizando o método "interpretar para escrever", com foco no modelo ENEM, visto que os inscritos na prova não são cientes, em sua maioria, dos instrumentos necessários para uma redação padrão. Desse modo, reproduzem modelos de redação prontos, os quais não agregam valor de conhecimento ao aluno, visto que a reprodução sem interpretação é somente divulgação.
Com base nessa carência, a metodologia inicia-se por meio de uma assimilação prévia dos conhecimentos básicos e gerais do alunato a fim de que possamos, enquanto professor, reconhecer o nível dos discentes e suas respectivas carências. Assim, monta-se as estratégias mais adequadas conforme os resultados apresentados. É válido ressaltar que cada corpo discente é singular, possuindo níveis e carências quase que únicas, por esse motivo, a sequência didática e seus respectivos planos de aula estão sujeitos a constantes mudanças com o propósito de melhorar o ensino/comunicação entre professor e aluno.
O destaque a que atribuo as minhas aulas são os referenciais teóricos, os quais servirão como base do repertório sociocultural. Utilizo das mais variadas referências como base de repertório, visto que qualquer imagem que referencia o mundo real é uma representação carregada de uma interpretação individual e coletiva.
Portanto, o intuito das minhas aulas são para além de uma boa nota no ENEM, mas também, a formação de indivíduos críticos-reflexivos que serão capazes de atuar como bons cidadãos em nossa sociedade e nação brasileira.
Veja mais
Ver menos