Olá! Sou professora licenciada em História e desenvolvo meu trabalho pedagógico a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, proposta por Dermeval Saviani, que compreende a educação como uma prática social capaz de transformar a realidade dos sujeitos por meio da apropriação crítica do conhecimento.
Minhas aulas são pensadas para que o estudante não apenas memorize conteúdos, mas compreenda o sentido...
Olá! Sou professora licenciada em História e desenvolvo meu trabalho pedagógico a partir da Pedagogia Histórico-Crítica, proposta por Dermeval Saviani, que compreende a educação como uma prática social capaz de transformar a realidade dos sujeitos por meio da apropriação crítica do conhecimento.
Minhas aulas são pensadas para que o estudante não apenas memorize conteúdos, mas compreenda o sentido social da História, reconhecendo-se como agente histórico em sua comunidade e no mundo. Trabalho com reforço escolar, organização de estudos, leitura e interpretação, produção de textos e preparação para avaliações, sempre partindo do nível de desenvolvimento do aluno e avançando em direção ao domínio dos conteúdos escolares.
A metodologia que utilizo segue cinco passos fundamentais inspirados no método histórico-crítico:
Prática social inicial: identificamos juntos o que o aluno já sabe e como se relaciona com o tema.
Problematização: levantamos dúvidas, conflitos e questões que merecem investigação.
Instrumentalização: estudo orientado, exposição dialogada do conteúdo, análise de fontes, mapas mentais, linha do tempo e outros recursos didáticos.
Catarse: reconstrução e reorganização dos conhecimentos, permitindo que o estudante formule sínteses próprias.
Prática social final: retomamos o conteúdo relacionando-o à vivência do aluno, reforçando autonomia, criticidade e responsabilidade social.
Veja mais
Ver menos