?? Experiência e Vivência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
A experiência vivenciada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental representa um importante momento de construção de saberes, observações e práticas pedagógicas que fortalecem a formação docente. A convivência com as crianças, os professores e toda a comunidade escolar possibilitou compreender, na prática, como se desenvo...
?? Experiência e Vivência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
A experiência vivenciada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental representa um importante momento de construção de saberes, observações e práticas pedagógicas que fortalecem a formação docente. A convivência com as crianças, os professores e toda a comunidade escolar possibilitou compreender, na prática, como se desenvolve o processo educativo em suas diferentes etapas.
Na Educação Infantil, foi possível perceber a importância do brincar como eixo central do aprendizado. As atividades lúdicas, as interações e as descobertas diárias favorecem o desenvolvimento integral da criança — físico, cognitivo, afetivo e social. Nesse ambiente, a afetividade e o acolhimento são fundamentais, pois garantem segurança emocional e estimulam a curiosidade e a autonomia dos pequenos.
Já no Ensino Fundamental, observou-se a ampliação das habilidades cognitivas, a introdução sistematizada dos conteúdos e o início do processo de alfabetização e letramento. As experiências vivenciadas permitiram compreender a importância de metodologias dinâmicas e significativas, que despertem o interesse dos alunos e valorizem seus conhecimentos prévios.
Durante essa vivência, foi possível acompanhar o papel essencial do professor como mediador do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo, respeitoso e participativo. Cada atividade observada e desenvolvida contribuiu para o crescimento profissional, reforçando o compromisso com uma educação humanizada, criativa e transformadora.
Veja mais
Ver menos