Prezados,
Desde o fim do ensino médio, há dez anos, dedico-me ao ensino de inglês, em aulas particulares que fui construindo com os recursos que tinha: leituras, escuta atenta, erro, repetição e análise. Foi assim que aprendi a língua e, ao mesmo tempo, a ensiná-la — fora de qualquer método pronto.
Durante a graduação, atuei como professor bilíngue no Colégio Morumbi Sul e, antes disso, como es...
Prezados,
Desde o fim do ensino médio, há dez anos, dedico-me ao ensino de inglês, em aulas particulares que fui construindo com os recursos que tinha: leituras, escuta atenta, erro, repetição e análise. Foi assim que aprendi a língua e, ao mesmo tempo, a ensiná-la — fora de qualquer método pronto.
Durante a graduação, atuei como professor bilíngue no Colégio Morumbi Sul e, antes disso, como estagiário em escolas bilíngues como o Colégio Villare e o Pueri Domus. Em todos esses espaços, levei comigo o que já praticava: uma abordagem que parte da gramática em uso, da escuta precisa e da correção como ponto de partida, não como castigo.
Hoje, continuo a trabalhar com foco na oralidade e na autonomia linguística dos alunos, articulando os princípios da gramática descritiva à prática cotidiana da fala. O objetivo não é simplificar, mas tornar acessível o que é complexo — com método, sem facilitadores.
Permaneço à disposição para conversas e colaborações.
Atenciosamente,
Rafael Miranda
Veja mais
Ver menos